domingo, 13 de setembro de 2009

Último dia no Hales Institute!



Cumpri um dos meus objectivos que me trouxe a Austrália. Terminei hoje o curso de inglês. Apesar de um pouco caro, para alem de ficar sempre bem no CV, também abriu novas portas na minha mente.
Incrível como o tempo passou tão rápido estando uma vez mais a entrar na fase das despedidas e a terminar mais uma viagem. 22 semanas passaram a voar. Felizmente mais uma vez fica a experiência. Conheci gente nova. Pessoas que possivelmente não teria nunca conhecido se não nos tivéssemos cruzados neste curso. Indianos, Chineses, Japoneses, Paquistaneses, Nepaleses, Colombianos, Peruanos, Brasileiros, Polacos, Vietnamitas e resmas de Indianos. Todos eles (e elas) com as suas ideologias: religiosas, sociais, económicas ou pessoais.

Em vários momentos entrámos em algum choque cultural. Tendo sempre tudo acabado da melhor forma, ficando no fim a experiência, a aprendizagem e a abertura da mente a explorar novos horizontes.

Tive que ultrapassar alguns aspectos menos positivos. Como por exemplo o intenso cheiro a carne que emanava dos corpos suados da imensa comunidade indiana e nepalense que frequentava o instituto. Por outro lado o odor intenso dos condimentos, que compõem a base da alimentação desta cultura, que consumiam na sala comum durante o intervalo das aulas.

O dia da despedida foi melancólico, como se espera de qualquer despedida. Muitos cumprimentos, votos de boa sorte e meia dúzia de fotos para mais tarde recordar. Assim se fechou mais uma etapa e se abriu a porta a mais uma curiosidade - a de visitar o continente asiático e aprofundar um pouco mais a experiência sobre estas tão próprias culturas.

Mas antes de tal aventura, a próxima viagem será pela América do Sul. Já vem de longe o desejo por visitar este continente. Mas após ter passado os últimos 7 meses a partilhar experiências com pessoal Sul Americano, este desejo aumentou exponencialmente. Cheguei à conclusão que temos muito em comum. E consegui construir mesmo uma forte amizade. Por isso tenho todas as razões para visitar este continente, principalmente um dos países que o constituem - Colômbia.

Mais cedo ou mais tarde, la irei, como prometi.

Jeguie

Sem comentários: